Projetos

Projetos de pesquisa

2023 – Atual – Rede Iberoamericano de Ciencia y Tecnología para el Desarrollo

Descrição do projeto e lista de componentes em : http://www.cyted.org/.

2021 – Atual – Gerência de Dados e Inovação em Ciência de Dados

2019 – Atual – OpenSoils: Usando e-Ciência e Ciência de Dados em Projetos de Segurança de solos do Brasil

A participação do agronegócio no Brasil foi de cerca de 23% do PIB em 2017. O setor poderá ser um dos vetores da recuperação da economia nos próximos anos. O desafio desse projeto é promover a segurança de solos no Brasil e estruturar um ambiente capaz de oferecer produtos que tragam inovação na área de segurança de solos através da integração de saberes do tripé e-Ciência, Ciência de Dados e Agricultura. A segurança de solos relaciona a manutenção e melhoria dos usos de solo tanto para a produção de alimentos quanto para usos urbanos. Contribui para a saúde humana, sustentabilidade energética, além de manter a biodiversidade e a proteção do ecossistema no campo e cidades. Como resultados espera-se oferecer: uma infraestrutura computacional; bases de dados de solos em ambiente de nuvem capazes de compartilhar grandes quantidades de dados curados e anotados com proveniência sobre os solos do Brasil; novos algoritmos e workflows científicos de análise de dados; produção mapas digitais de fertilidade e contaminações de metais pesados disponíveis através de aplicativos móveis e ferramentas web voltadas para agricultores e tomadores de decisão. O projeto visa continuar o desenvolvimento da plataforma OpenSoils e ampliar a formação interdisciplinar de pessoal nas áreas do tripé, através de Iniciação Científica, Extensão e dissertações/teses. Além das publicações e registros de Propriedade Industrial; serão ministrados palestras e cursos de extensão sobre os produtos em cursos técnicos do CTUR, graduação e pós-graduação da UFRRJ e para gestores e agricultores da Baixada Fluminense. O projeto articula a cooperação dos setores público e privado e aglomerados institucionais com vistas à consolidação dos programas de Pós-graduação e formação de talentos locais. Por fim, os resultados serão utilizados no ensino de Graduação (Computação e Agronomia), de Pós-graduação e, Extensão em escolas técnicas rurais e agricultores..

2017 – 2023 – Adoção de tecnologias da Indústria 4.0 na Saúde

O objetivo principal da pesquisa é compreender os conceitos e ferramentas da indústria 4.0 aplicados na área de Saúde e desenvolver novos conceitos, procedimentos e artefatos computacionais a partir da análise da adoção dessas novas tecnologias. O projeto tem o potencial de impactar na geração de políticas públicas para o desenvolvimento de tecnologias de saúde mais alinhadas com a cultura e necessidades brasileiras. O projeto será desenvolvido pelo grupo de pesquisa HumânITas. O presente projeto pretende contribuir para a adoção de tecnologias que promovam a recuperação e manutenção da saúde por meio da publicação de artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais e participação em eventos. Espera-se, ainda, disponibilizar o conhecimento gerado para pesquisadores, médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e tomadores de decisão sob a forma de relatórios para os profissionais da área de saúde.

2012 – 2013 – Fatores Humanos e Adoção de Tecnologia

Com as profundas alterações causadas pelo desenvolvimento da Tecnologia da Informação, temos nos deparado com novas formas de interação humana e novos modelos de negócio. A partir do estudo dos principais modelos de aceitação de tecnologia e das ferramentas de estratégia empresarial mais importantes, o grupo vem investigando novos usos e novas percepções quanto ao uso da tecnologia no cotidiano das pessoas. O grupo verifica também o papel da Tecnologia da Informação e sua interação e apoio à Estratégia Organizacional como propulsor de vantagem competitiva, e não apenas com um caráter operacional ou de redução de custos. A pesquisa tem ainda como objetivo verificar quais as novas demandas e a viabilidade de novas soluções para estas, enfatizando o impacto dos fatores humanos na adoção de novas tecnologias..

Projetos de extensão

2014 – 2015 – O Uso pedagógico de recursos de Tecnologia Assistiva – TecnoAssist 2014

O projeto inclui a criação de curso de aperfeiçoamento e extensão em utilização de uso de ferramentas de tecnologia assistiva na modalidade a distância, através do desenvolvimento de um ambiente virtual de aprendizagem para professores da rede pública em nível nacional. O projeto é uma parceira da Universidade Federal do Rio de Janeiro e o Ministério da Educação.

2013 – 2013 – Aluno Integrado – Edição 2013

O projeto Aluno Integrado é uma iniciativa do Ministério da Cultura para todo o Brasil e, no Rio de Janeiro, ocorre em parceria com a UFRJ. O Projeto visa capacitar estudantes de segundo grau da rede pública no uso de Tecnologias da Informação e Comunicação. Os alunos formados pelo curso se envolvem mais em suas escolas, diminuindo a evasão escolar e aumentando as chances de ingressarem no mercado de trabalho. A iniciativa está alinhada com a vocação do NCE e de seus funcionários na tarefa de aumentar a inclusão digital..

2013 – 2013 – Aluno Integrado – Edição 2013

O projeto Aluno Integrado é uma iniciativa do Ministério da Cultura para todo o Brasil e, no Rio de Janeiro, ocorre em parceria com a UFRJ. O Projeto visa capacitar estudantes de segundo grau da rede pública no uso de Tecnologias da Informação e Comunicação. Os alunos formados pelo curso se envolvem mais em suas escolas, diminuindo a evasão escolar e aumentando as chances de ingressarem no mercado de trabalho. A iniciativa está alinhada com a vocação do NCE e de seus funcionários na tarefa de aumentar a inclusão digital.

2011 – 2012 – Mídias na Educação

Curso de pós-graduação coordenado pelo MEC para professores da educação básica da rede pública de ensino sobre o uso de novas mídias na educação com disciplinas a distância (EAD). Oferecido em parceria PR-5, NUTES e NCE.

2011 – 2012 – Mídias na Educação

Curso de pós-graduação coordenado pelo MEC para professores da educação básica da rede pública de ensino sobre o uso de novas mídias na educação com disciplinas a distância (EAD). Oferecido em parceria PR-5, NUTES e NCE.

Outros Projetos

2021 – 2021 – ifmFramework – Uma Abordagem Prática do Método de Financiamento Incremental Aplicado a Projetos Sustentáveis de Agronegócio

Vivemos em um planeta único. Em 2050, nosso planeta contará com aproximadamente 9 bilhões de seres humanos, segundo estimativa das Nações Unidas publicada em 2001. Apenas para alimentar corretamente uma determinada população, a quantidade de produtos vegetais terá que dobrar. Schmidt e Cohen (2013) defendem que se formos capazes de fazer mais no mundo virtual, tornaremos os mecanismos do nosso mundo físico mais eficientes. Assim, para melhor entender os elementos do contexto da sustentabilidade na cadeia do agronegócio, talvez possamos aprender a encontrar os melhores caminhos a seguir e influenciá-los a nosso favor. Sabendo que a segurança de solos e usos eficientes desse recurso não renovável são problemas críticos que há várias gerações afetam diversas regiões do planeta, a questão central desta pesquisa busca responder: como melhorar o investimento em projetos de agronegócio para antecipar o ponto de sustentabilidade do solo e maximizar o retorno financeiro? Para isto, temos como abordagem a construção de um framework que promova maior suporte à tomada de decisão na aplicação dos recursos financeiros em projetos de agronegócio, trazendo mais eficiência na manutenção do solo, visando maximizar a produção rural e o retorno financeiro, mantendo a conservação e segurança do solo. Este projeto tem como objetivo realizar estudos inovadores para aplicação prática do Método de financiamento Incremental (IFM) relacionado à base do Sistema Agrícola de Próxima Geração (SAPG). Ou seja, melhor entender como podemos levar para a Gestão de Projetos Sustentáveis de Agronegócio a metodologia IFM proposta por Denne e Cleland-Huang (2004), com a finalidade de aprimorar a utilização do recurso solo, ao mesmo tempo que em se possa melhorar o retorno financeiro e antecipar o ponto de sustentabilidade na produção agrícola, mantendo a segurança de solos. Assim, os objetivos específicos deste projeto são: projetar, implementar e disponibilizar em código aberto e como um pacote em R todas as funcionalidades necessárias para realizar as ações do framework IFM; Executar e avaliar o modelo proposto por Denne e Cleland-Huang (2004) para validar este framework; Criar uma aplicação Web, que permita fácil utilização do framework; Aplicar o modelo para projetos de agronegócios como a proposta de um caso.

2021 – 2021 – Uma abordagem para gestão sustentável e eficiente de dados do solo

Até meados do século XXI a demanda global de alimentos crescerá aproximadamente 70% devido ao crescimento populacional. Dentre os principais desafios (do Brasil e do mundo) temos a redução da mão de obra rural, a degradação dos solos e a crescente demanda por proteína animal, fibras e energia. Existem países, em particular no Oriente Médio, norte da África e sul da Ásia, que estão próximos de atingir os limites de terras disponíveis, no entanto, em uma escala global ainda existem recursos terrestres suficientes para alimentar a população mundial em um futuro previsível. Para tal, são necessários investimentos para desenvolver estes recursos, adoção de métodos de produção mais eficientes e sustentáveis, além de adaptação às mudanças climáticas. Através do uso eficiente dos dados de solos podemos decidir a forma mais sustentável de utilizá-lo. Assim este projeto busca responder a seguinte questão: Como disponibilizar dados de solos de forma segura, com qualidade e confiabilidade com foco na sustentabilidade? Para atingir este objetivo, buscar-se-á a arquitetura blockchain mais aderente ao contexto para ser usada como repositório de dados e metadados de solos com avaliação de sua aderência aos princípios FAIR.